Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de ´Cinética química

por Bruna (fuvest) Fácil Friday, October 3rd, 2008

Exercício:


2. FUVEST. Para remover uma mancha de um prato de porcelana, fez-se o seguinte: cobriu-se a mancha com meio copo de água fria, adicionaram-se algumas gotas de vinagre e deixou-se por uma noite. No dia seguinte, a mancha havia clareado levemente. Usando apenas água e vinagre, sugira duas alterações no procedimento, de tal modo que a remoção da mancha possa ocorrer em menor tempo. Justifique cada uma das alterações propostas.

Informações Adicionais:

se responderem envia pro meu e-mail




Respostas:

3 Respostas a “´Cinética química”
     Add karma Subtract karma  +1
  1. Olívia Diniz diz:

    Elevar a temperatura da água utilizada, pois isso aumentará a energia cinética das moléculas, o que consequentemente eleva  o número de choques,provocando assim, uma maior velocidade da reação.
    A segunda alteração seria a agitação do sistema,ou seja,com essa agitação o número de colisões aumenta e consequentemente há o aumento da velocidade de reação.

  2.  Add karma Subtract karma  +2
  3. Rocha Neto diz:

    Aprimeira Resposta da Olívia está correta, porém no lugar da segunda eu colocaria o aumento da concentração de vinagre na solução, visto que de acordo com a teoria de colisões isto é uma forma de aumentar a quantidade de colisões, aumentando a velocidade e diminuindo o tempo da reação

  4.  Add karma Subtract karma  +0
  5. Thiago diz:

    Olá, vamos lá a resolução da questão.
    O enunciador dá a entender que ocorre uma reação química entre o material da mancha e o vinagre. Para aumentar a velocidade dessa reação, pode-se usar água quente(aumento de temperatura) ou colocar mais vinagre na mesma quantidade de água (aumento da concentração de reagente). Ambos os procedimentos aumentam a frequencia de colisões efetivas.
    Espero ter ajudado.

Responder a questão


CAPTCHA image