Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Chuva ácida

por Luiz Henrique () Fácil Monday, August 4th, 2008

Sua Pergunta:

Alguém saber me dizer qual a região ou país mais prejudicado por causa de chuvas ácidas?,ou podem dizer que regiões são prejudicadas pelas chuvas ácidas.

Informações Adicionais:




Respostas:

2 Respostas a “Chuva ácida”
     Add karma Subtract karma  +0
  1. Questões diz:

    As principais capitais do país sofrem com chuva ácida, a região de Cubatão, ABC paulista tb.
    Em geral, regiões altamente idustrializadas e com grande fluxo de veículos que utilizam combustíveis de origem fóssil (gasolina, diesel).
    O pessoal que utiliza água de chuva para algumas atividades, deve esperar um tempinho na hora da captação, os primeiros minutos de chuva, tem grande concentração de poluentes, ou seja, é a chuva ácida, já que a chuva lava a atmosfera nas primeiras precipitações e depois de um tempo, tal chuva não apresenta mais poluentes, podendo ser captada normalmente.

  2.  Add karma Subtract karma  +0
  3. Carlos diz:

    “Uma das conseqüências da industrialização e consumo de combustíveis fósseis é a chuva ácida. Mas o que é a chuva ácida? Segundo Smith a chuva se torna ácida quando o seu pH fica abaixo de 5,65 sendo seu caráter ácido associado à poluição do ar.
    O estudo da chuva ácida iniciou em 1872, com o químico inglês Robert Angus Smith, na cidade de Manchester. Por se tratar de uma cidade industrializada, ele notou naquela época, que existiam diferenças no ar em vários pontos da cidade e resolveu iniciar um estudo a respeito, publicando o relatório “Air and rain: the beginnings of a chemical climatology” ou “Ar e água: princípios da climatologia química”. Esse relatório só foi conhecido com maior relevância a partir de 1981, sendo apresentado para a Academia Real de Ciência da Inglaterra através do Sr. E. Goham.
    (…)
    Os principais efeitos da chuva ácida são: modificação da fauna e da flora, solubilização de metais pesados nos solos, alteração química dos solos, efeitos nos processos biológicos de decomposição e nitrificação, corrosão de monumentos históricos e edificações, no organismo humano ocorrem às diminuições das defesas através do stress tornando o organismo susceptível a infecções, alergias e doenças.
    (…) A maioria dos pesquisadores informam que as precipitações de chuva ácida ocorrem por causa das emissões indiscriminadas de dióxido de enxofre (SO2) e de óxidos de nitrogênio (NO2) na atmosfera. (…)
    As principais formas para evitar a ocorrência de chuvas ácidas são a utilização de bio-combustíveis, utilização de filtros em chaminés de fábricas, monitoramento contínuo da qualidade do ar, punição de indústrias que não atendem as especificações de emissões na atmosfera definidas na legislação.
    Fontes:
    BAINES, John D. Chuva ácida. São Paulo: Scipione, 1992, p. 47 (folhetos).
    HAAG, Henrique Paulo (coord.) Chuvas ácidas. Campinas: Fundação Cargill,1985.
    SILVA FILHO, Emanuel Vieira. Chove chuva ácida! Ciência Hoje. v.16 n.91 p.20-26, jun.1993.”

Responder a questão


CAPTCHA image