Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Coesão e Coerencia

por Adoravel (particular) Normal Saturday, October 29th, 2011

Exercício:

1)Abaixo temos fragmentos de textos que apresentam algum tipo de incoerencia.Aponte-os e discuta a razão delas:

a)Conheci Sheng no primeiro colegial e ai começou um namoro apaixonado que dura até hoje e talvez para sempre. Mas não gosto da sua familia: repressora, preconceituosa, preocupada em manter as milenares tradições chinesas. O pior é que sou brasileira, detesto comida chinesa e não sei comer com pauzinhos. Em casa, só falam chinês e de chinês eu só sei o nome do Sheing. No dia do seu aniversario, já fazia dois anos de namoro, ele ganhou coragem e me convidou para jantar em sua casa. Eu não podia recusar e fui. Fiquei conhecendo os velhos, conversei com eles, ouvi muitas historias da familia e da China, comi tantas coisas diferentes que nem sei. Depois fomos ao cinema eu e o Sheing. 

b) O quarto espelha caracteristicas de seu dono: um esportista, que adorava a vida ao ar livre e não tinha o menor gosto pelas atividades intelectuais. Por toda parte, havia sinais disso:raquetes de tenis, prancha de surf, equipamentos de alpinismo, skete, um tabuleiro de xadrez com as peças arrumadas sobre uma mesinha, as obras completas de um poeta inglês.

Informações Adicionais:

Aponte-os e discuta a razão delas:




Respostas:

3 Respostas a “Coesão e Coerencia”
     Add karma Subtract karma  --2
  1. flavia diz:

    No texto a)
    A moça que namorava o sheng falou que nao gostava dos pais dele, mas ela nem os conhecia e ja estava falando mal depois que ela foi na casa dele e ja fazia dois anos de namoro que ele tomou coragem e chamou ela pra jantar la, ja fazia dois anos de namoro e so agora que ele foi chamar ela pra jantar e conhecer a familia dele.
    No texto b)
    Um esportista que adorava o ar livre mas não tinha o menor gosto pelas atividades intelectuais,mas então por que ele tinha um tabuleiro de xadrez com as peças arrumada em uma mesinha e livros com obras completas de um poeta ingles, talvez por que a mãe dele queria que ele fosse uma pessoa que ele não é.

  2.  Add karma Subtract karma  +0
  3. Dynnara diz:

    na questão 01-a: a incoerência está no momento em que ela escreve que conversou com a família de sheng já que a mesma mencionou que em chinês só sabia o nome dele.
    01-b: a incoerência está no momento em que é dito que havia em uma mesinha a obra completa de um poeta, já que as características antes ditas não coinscidem com alguem que adimira um poeta.

  4.  Add karma Subtract karma  +0
  5. noé diz:

    concordo com a menina Dinnara

Responder a questão


CAPTCHA image


Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de COESÃO E COERÊNCIA

por luciene (ENSINO MÉDIO) Normal Saturday, July 16th, 2011

Exercício:

Alguem pode me ajudar…???

preciso fazer uma PRODUÇÃO TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA….

SERIA UMA DISSERTAÇÃO SOBRE QUALQUER ASSUNTO????

 

Informações Adicionais:



Responder a questão

CAPTCHA image


Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Coesão e coerência

por Tatiane (Faculdade Unatec) Difícil Saturday, November 8th, 2008

Exercício:

Boa noite.

Meu nome é Tatiane e preciso de uma grande ajuda,para uma atividade da facu.

 

 

Atividade Avaliativa: Coerência

 

 

Instruções:

  • Esta atividade deverá ser feita em dupla e entregue, impreterivelmente, no dia acordado.

Alunos : __________________________________________________________

 

Considerando a Coerência Textual e os requisitos responsáveis por sua produção (continuidade, progressão, não-contradição e articulação), faça uma análise detalhada dos problemas encontrados nas redações abaixo:

 

 

Texto 1 – Redação1 de Vestibular retirada de Costa Val (1999).

Tema: Violência Social

1 Os textos 1 e 2 foram produzidos quando o tema da Violência Social estava em voga na Sociedade.

 

 

 

 

Violência Social

 

 

O que gera a violência? A falta de amor; a ganância; a luta pelo poder; a pobreza, os desgostos, traumas; a falta de alfabetização ou seria as más condições do ser humano de sobreviver?

O homem caminha em busca de paz e a cada dia ele geme, chora e teme por saber que a violência cada vez mais se agrava.

O mundo caminha para um caos, a frieza em que as relações humanas persistem em viver, dá para se ter uma idéia que não é só nosso país que sofre deste mal.

A violência está alastrando-se como uma epidemia onde o futuro de todos é incerto e doloroso.

Ao amanhecer abrimos o jornal e o que mais nos fascina são os crimes: mulheres vítimas de seus maridos; estupros, mortes, desastres e suicídios. E deparamos diante destes quadros frios e incalculistas. Agimos mal? Erro só nossos!

A violência é um crime social, ameaça nossa sociedade, onde fazermos parte dela, onde vivemos e é por certo a quem devemos lutar e proteger! Ela não é só um problema de governantes, autoridades policiais, da Igreja ou de Deus; é um problema nosso, de nossos filhos ou de animais (restos de homens alienistas) de uma tremenda catástrofe em que vivemos ao lado dela a cada instante….

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Texto 2 – Redação de Vestibular retirada de Costa Val (1999).

Tema: Violência Social

 

 

Violência Social

 

Atualmente, um dos grandes problemas que afetam a vida de uma sociedade, é a violência nela incerida. Violência essa que devido a vários fatores, segundo sociólogos, psicólogos e outros estudantes das ciências humanas, será praticamente impossível de ser eliminada.

A dificuldade na solução deste problema, está na complexidade do mesmo. Várias são as suas causas e para cada uma se faz necessária uma medida especial, medidas essas que muitas vezes são impossíveis de serem colocadas em pratica.

A violência pode ser gerada pela própria sociedade, por crises econômicas, por um problema mental do individuo, pelo grande numero de adeptos ao uso de drogas, e por uma enorme série de outros fatores.

Devido as perspectivas quase que inexistentes em uma solução a curto ou médio prazo para a questão da violência, o melhor a fazer, é se precaver para não se tornar mais uma vitima de um dos problemas sérios da nossa sociedade.

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Texto 3 – Redação1 de um aluno de Ensino Médio retirada de Bezerra (1998).

Tema: A Páscoa dos meus Sonhos

 

A Páscoa dos meus Sonhos

 

A páscoa dos meus sonhos deve ter tudo que se tem direito. Ovos de chocolate, coelhinhos, muita paz, afinal na páscoa comemoramos a ressurreição de Cristo. Na páscoa temos a semana santa, é uma semana de refletimento, orações, penitências, é o momento que nós católicos pedimos perdão pelos nossos pecados. Na semana santa temos costume de comer, o pão, e o vinho, e peixe.

O pão e o vinho significa o corpo e o sangue de Cristo. Na minha infância, sonhava que um coelhinho trazia um ovo de chocolate e na época eu me comportava muito bem e imaginava que na noite de páscoa o coelho me traria o meu tão esperado ovo, e até hoje não passou de sonho e ilusão de infância.

Os cristão já não tem respeito pela semana santa, na semana santa já não se ver mais caridade e sim violência.

 

 

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1 O texto foi produzido logo após as Comemorações da Páscoa Cristã do ano de 1998.

Informações Adicionais:

 

Atividade Avaliativa: Coerência

 

 

Instruções:

  • Esta atividade deverá ser feita em dupla e entregue, impreterivelmente, no dia acordado.

Alunos : __________________________________________________________

 

Considerando a Coerência Textual e os requisitos responsáveis por sua produção (continuidade, progressão, não-contradição e articulação), faça uma análise detalhada dos problemas encontrados nas redações abaixo:

 

 

Texto 1 – Redação1 de Vestibular retirada de Costa Val (1999).

Tema: Violência Social

 

Violência Social

 

 

O que gera a violência? A falta de amor; a ganância; a luta pelo poder; a pobreza, os desgostos, traumas; a falta de alfabetização ou seria as más condições do ser humano de sobreviver?

O homem caminha em busca de paz e a cada dia ele geme, chora e teme por saber que a violência cada vez mais se agrava.

O mundo caminha para um caos, a frieza em que as relações humanas persistem em viver, dá para se ter uma idéia que não é só nosso país que sofre deste mal.

A violência está alastrando-se como uma epidemia onde o futuro de todos é incerto e doloroso.

Ao amanhecer abrimos o jornal e o que mais nos fascina são os crimes: mulheres vítimas de seus maridos; estupros, mortes, desastres e suicídios. E deparamos diante destes quadros frios e incalculistas. Agimos mal? Erro só nossos!

A violência é um crime social, ameaça nossa sociedade, onde fazermos parte dela, onde vivemos e é por certo a quem devemos lutar e proteger! Ela não é só um problema de governantes, autoridades policiais, da Igreja ou de Deus; é um problema nosso, de nossos filhos ou de animais (restos de homens alienistas) de uma tremenda catástrofe em que vivemos ao lado dela a cada instante….

 

 

 

 

 

Texto 2 – Redação de Vestibular retirada de Costa Val (1999).

Tema: Violência Social

 

 

Violência Social

 

Atualmente, um dos grandes problemas que afetam a vida de uma sociedade, é a violência nela incerida. Violência essa que devido a vários fatores, segundo sociólogos, psicólogos e outros estudantes das ciências humanas, será praticamente impossível de ser eliminada.

A dificuldade na solução deste problema, está na complexidade do mesmo. Várias são as suas causas e para cada uma se faz necessária uma medida especial, medidas essas que muitas vezes são impossíveis de serem colocadas em pratica.

A violência pode ser gerada pela própria sociedade, por crises econômicas, por um problema mental do individuo, pelo grande numero de adeptos ao uso de drogas, e por uma enorme série de outros fatores.

Devido as perspectivas quase que inexistentes em uma solução a curto ou médio prazo para a questão da violência, o melhor a fazer, é se precaver para não se tornar mais uma vitima de um dos problemas sérios da nossa sociedade.

 

 

Texto 3 – Redação2 de um aluno de Ensino Médio retirada de Bezerra (1998).

Tema: A Páscoa dos meus Sonhos

 

 

 

 

 

 

 

A Páscoa dos meus Sonhos

 

A páscoa dos meus sonhos deve ter tudo que se tem direito. Ovos de chocolate, coelhinhos, muita paz, afinal na páscoa comemoramos a ressurreição de Cristo. Na páscoa temos a semana santa, é uma semana de refletimento, orações, penitências, é o momento que nós católicos pedimos perdão pelos nossos pecados. Na semana santa temos costume de comer, o pão, e o vinho, e peixe.

O pão e o vinho significa o corpo e o sangue de Cristo. Na minha infância, sonhava que um coelhinho trazia um ovo de chocolate e na época eu me comportava muito bem e imaginava que na noite de páscoa o coelho me traria o meu tão esperado ovo, e até hoje não passou de sonho e ilusão de infância.

Os cristão já não tem respeito pela semana santa, na semana santa já não se ver mais caridade e sim violência.

 

1 Os textos 1 e 2 foram produzidos quando o tema da Violência Social estava em voga na Sociedade.

2 O texto foi produzido logo após as Comemorações da Páscoa Cristã do ano de 1998.




Respostas:

7 Respostas a “Coesão e coerência”
     Add karma Subtract karma  +20
  1. kjb diz:

    lmfbçfmlhmfm m~smgçms~dçmfçmmn~msgmçmgçgmfçgm  çfsgjçlsg  ~gpsfm fdasd lm~rmtçm 

  2.  Add karma Subtract karma  +0
  3. janaina diz:

    gostaria da respostas das atividades verificadas..obrigada

  4.  Add karma Subtract karma  +4
  5. Tatiane Cordeiro diz:
  6.  Add karma Subtract karma  +0
  7. Bruno Ferrety diz:

     
    como faço para unir essas frases?
    *observo que existe preocupação em melhorar a formação dos professores para o uso de tecnologias em sala de aula.
    *oferecer cursos específicos sobre o uso de tecnologias em sala de aula não é suficiente.
    *estudo muito sobre o uso de tecnologias em sala de aula.
     

  8.  Add karma Subtract karma  +0
  9. adalgiza diz:

    gostaria de ver a correção dos textos Violencia socia e a Pascoa dos meus sonhos

  10.  Add karma Subtract karma  --1
  11. Rose diz:

    Gostaria das respostas do exercício sobre coesão e coerência.
     
    Desde já, agradeço.

  12.  Add karma Subtract karma  +0
  13. Gleyson diz:

    Gostaria das respostas do exercício sobre coesão e coerência.
     
    Obrigado pela atenção.

Responder a questão


CAPTCHA image