Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Companhias transnacionais

por Ana Paula (Inatel) Difícil Sunday, September 28th, 2008

Exercício:

 [...] A DIT é hoje mais determinada por companhias transnacionais que operam simultaneamente num número incalculável de países diferentes e também realizam freqüentemente suas transações internacionais no seio de seu grupo, de modo que as grandes empresas têm à sua disposição uma rede internacional de departamentos de sua propriedade. (
BENKO, 1999, p. 71).
A comparação entre a estrutura da antiga Divisão Internacional do Trabalho (DIT) e a descrita no texto permite afirmar:
(01) Os países da América Latina que alcançaram sua independência política, frente à Portugal e àEspanha, nas três primeiras décadas do século XIX, passaram a depender economicamente da Inglaterra e de outros países europeus.
(02) Os laços de dependência econômica dos países periféricos em relação aos países centrais garantiam que os primeiros usassem de autonomia para a manutenção de acordos políticos e diplomáticos com outros países de sua conveniência.
(04) As empresas atuais continuam atreladas a seus países de origem em relação à sua diretoria, ao conhecimento técnico, às bases financeiras e à predominância da mão-de-obra.
(08) A relação marcante entre centro e periferia, que caracterizou a antiga DIT, está diluída, atualmente, na “rede internacional de departamentos”, como referido no texto.
(16) O Brasil, na antiga DIT, ocupava a posição periférica de produtor de matérias-primas e de consumidor de produtos industrializados pelos países centrais.(32) A referida operação simultânea em um número incalculável de países caracteriza a fase do capitalismo mais recente, denominada de “globalização”.
As alternativas corretas somam:
a) 48 b) 57 c) 54 d) 58 e) 62

Informações Adicionais:




Respostas:

Uma Resposta a “Companhias transnacionais”
     Add karma Subtract karma  +1
  1. Michelle diz:

Responder a questão


CAPTCHA image