Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Espaço Agrário

por Thaís Duarte (Uicamp SP) Difícil Monday, June 14th, 2010

Exercício:

Existe uma concepção de reforma agrária que visa basicamente  à introdução de novas tcnologias agrícolas como elemento importante para o aumento da produtvidade .Por exemplo,na Índia , foi feita uma experiência agrária ,chamada de Revolução Verde,através do cultivo de um arroz especial, o IR -8 ,desenvolvido em laboratório por técnicos noret – americanos e europeus ,que cresce mais rápido e produz mais no mesmo espaço de terra.Entretando,sozinhas,tais medidas não resolveram  os problemas socioeconômicos, e na Índia a fome é crônica .

Explique por que essa Revolução Verde não resolveu os problemas da fome ,relacionando – a com a comcepção de reforma agrária posta em prática na Índia.

Informações Adicionais:




Respostas:

10 Respostas a “Espaço Agrário”
     Add karma Subtract karma  +0
  1. jessika gabriela diz:

    bom essa questão é facil de se explicar uma vez que nao e so com a plantacao de arroz que iremos resolver um problema desses porte essa questao vem de iniciativa do governo em nao beneficiar apenas os seus intereses financeiros a reforma agraria deve ser feita igualitariamente ou seja as pessoas devem se conscientizar e dividirem igual embora que incialmente para nao se ter tantas perdas seja feito um acordo com cada pessoa que adquirir um pouco de terra com fornecimento por exemplo de alimnetos plantados na propria propriedade na comercialzacao independente isso nos ajudaria ate nainflacao dos alimentos uma vez que as plantacoes se tornan cada vez mais escarsaz

  2.  Add karma Subtract karma  +0
  3. paulo henrique diz:

    Simplesmente, nao temos somente uma questao de espaço agrario, mas sim de uma ma distribuçao de renda que existe na Índia.

  4.  Add karma Subtract karma  +0
  5. junior diz:

    apesar da plantação de transgênicos e uma grande quantidade de produção de alimentos por pouca terra, a distribuição continuou não igualitária ou seja de nada adianta aumentar e melhorar a produção de alimento, sem que antes prepare o consumidor “povo” para que o possa consumir e para isso tem que ocorrer investimento nas areas de educação,entre outras e relacionando-a com a reforma agrária que é a divisão mais igual de terras para sustento,a melhora da tecnologia não atingiu a maioria da população pois obviamente o custo de tal plantação é demasiadamente alto logo atingiu poucos produtores e a sua maioria pairou em miséria.

  6.  Add karma Subtract karma  +11
  7. Pedro diz:

    Essa medida não de certo na Indía porque a platação esta voltada para a exportação de alimentos para outros paises, isso faz com que não ocorra uma distribuição interrna de alimentos

  8.  Add karma Subtract karma  --3
  9. Igor Brum diz:

    Por trê motivos pricipais:
    1- Sistema de casta;
    2- População muito numerosa e
    3- Predominância de gêneros agrícolas destinados à exportação, com prejuízo do consumo interno. 

  10.  Add karma Subtract karma  +0
  11. Mariana Patrocinio diz:

    A revolução verde não foi suficiente para acabar com a fome nos países subdesenvolvidos, ao contrário, gerou grande dependência deles em relação aos países desenvolvidos, por demandar altos investimentos e volume de capitais dos agricultores. Nesse sentido, o aumento da produtividade acentuou ainda mais a concentração fundiária, provocando a falência de alguns produtores e o exôdo rural.

  12.  Add karma Subtract karma  --1
  13. Leonrdo diz:

     
    q lixo nao presta
     

  14.  Add karma Subtract karma  --3
  15. Marcelo dos Santos diz:

    A questão agrária da Índia esbarra no sistema de castas, que segrega as inúmeras culturas existentes no espaço geográfico indiano. Esta segregação faz ainda diminuir a capacidade d estas opoulações ter cindições de se alimentarem adequadamente, com proteínas e isso esbarra na questão cultural, pois que a carne é pouco consumida, assim há carência na nutrição da população.
    Esta técnica agrícola não vai dá certo na Índia devidoao número excessivo da população e além disso há também problemas no solo, que em algumas regiões do país, o solo é pobre, assim diminuindo a capacidade de produção.

  16.  Add karma Subtract karma  +0
  17. Fabinho Fernandes diz:

    Cara, vc mudou o texto original e deixou um motne de erro no enunciado da questão. Virgulas longe das palavras, hifen com espaço…

  18.  Add karma Subtract karma  +2
  19. João Wagner diz:

    Porque grande parte da produção agrícola dos países subdesenvolvidos dedica-se ao abastecimento do mercado externo, mais precisamente aos países industrializados e ricos. De modo que, em todo o terceiro mundo, a revolução verde contribuiu apenas para aumentar a concentração fundiária, devido ao endividamento dos agricultores, e promover, de inúmeras formas, a degradação ambiental.

Responder a questão


CAPTCHA image