Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Pós–Guerra dos 100 anos

por Janaina () Fácil Thursday, August 14th, 2008

Sua Pergunta:

Sobre o conflito conhecido como Pós–Guerra dos 100 anos, responda às perguntas a seguir.

a) Quais foram as causas da Guerra dos Cem Anos?

b) Quais foram as conseqüências da Guerra dos Cem Anos para a França?

Informações Adicionais:




Respostas:

6 Respostas a “Pós–Guerra dos 100 anos”
     Add karma Subtract karma  +5
  1. Adriana diz:

    a) A Guerra dos Cem Anos, entre a França e a Inglaterra, teve causas econômicas e políticas. A causa econômica foi a disputa pelo monopólio do comércio internacional de tecidos em Flandres. A causa política foi a disputa pelo trono francês, reivindicado por Eduardo III, rei da Inglaterra, neto do rei francês Felipe,o Belo.

  2.  Add karma Subtract karma  +2
  3. Adriana diz:

    Esqueci a segunda parte
    b) A vitória na Guerra dos Cem Anos trouxe importantes conseqüências para a França. O rei Carlos VII passou a governar com poderes quase absolutos, auxiliado por um conselho formado por representantes da alta burguesia, o que diminuiu o poder da nobreza. Com os impostos, o rei organizou um forte exército permanente, o que tornou a França uma das nações de maior destaque na Europa.

  4.  Add karma Subtract karma  +3
  5. CAMILA diz:

    Essa guerra ocorreu durante os anos de 1337 -1453. Foi a disputa entre ingleses e franceses pela posse de alguns territórios franceses, destacando-se a região dos Flandres. Mas essa guerra teve vários efeitos negativos para a população européia.
     
    Em 1328, quando morreu o rei francês Carlos IV, dois pretendentes disputavam o trono: Filipe de valois, nobre francês e sobrinho do rei Filipe, o Belo e Eduardo III, rei da Inglaterra e neto do mesmo Filipe, por parte de mãe. Para resolver o impasse, foi convocada uma assembléia de senhores feudais franceses, que escolheram Filipe de Valois como rei da França. Esta decisão foi baseada na lei Sálica,  que proibia a ocupação do trono da França por linha materna. Com isso Filipe de valois é coroado Filipe IV e inicia a dinastia Valois.
     
    Claro que essa decisão não agradou os ingleses, pois estes tinham muitos planos comerciais para a região francesa do Flandres.
     
    O motivo da disputa por essa região era a concentração de um comércio ativo e manufaturas de tecidos, mas que utilizavam como matéria-prima lã produzidas na Inglaterra. Os produtores franceses queriam garantir a importação da lã inglesa sem tantas dificuldades. Então, os burgueses dessa região foram buscar apoio com Eduardo III, que tomou posse da região, baseando-se nos direitos sucessórios, visto ser neto do rei.
     
    Em 1337, a França declara guerra à Inglaterra e inicia-se uma guerra que durou aproximadamente um século. Embora tenham durado tanto tempo, os períodos de guerra eram intercalados com momentos de paz.
     
    O período de 1337 até 1422 teve vários pontos de destaque. O exército inglês foi superior ao francês, garantiu vitórias. Algumas delas foram: Batalha de Ecluse (1340); Crécy (1346) e Poitiers (1356). Depois em 1360, a Inglaterra passou a ocupar um terço do território francês

  6.  Add karma Subtract karma  +0
  7. Gabriela diz:

      A guerra enter França e Inglaterra chamada de ‘Guerra dos Cem anos’ durou na verdade 116 anos (1337-1453)
      O ponto principal de discórdia enter os reinos inglese e franceses concentrava-se na disputa territorial  pela região de Flandres. Uma região economicamente importante que atraía ambos.
      Os flamengos (população de Flandres) eram grandes consumidores de lãs inglesas por isso Flandres e Inglaterra estabeleceram uma aliança comercial não aceita pelos franceses tambem interessados na região.
      Em sumo, Flandres estava vinculando economicamente com a Inglaterra mas policamente pertencia ao Reino-Frances, que não admitia o interferencia inglesa na região.
      E em meio de todo esse dominio de terra concedeu ao começo da ‘Guerra dos Cem anos’.

  8.  Add karma Subtract karma  +1
  9. Andriele diz:

    o motivo da guerra dos 100 anos foi a disputa da Inglaterra e da França pelo trono da França

  10.  Add karma Subtract karma  +1
  11. Ana Clara diz:

    nossa esse meio debate me ajudou muito com um dever que vale 5,0 pts pq a prof é muito exigente heheeheheh

Responder a questão


CAPTCHA image