Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Qual a diferença entre escravidão na Antiguidade e na Era Moderna?

por Norton () Normal Wednesday, May 25th, 2011

Exercício:

Em que pontos -politico, economico e social- a escravidão antiga se distingue da escravidão na Idade Moderna (séc. XVI ao XIX)?

Informações Adicionais:




Respostas:

6 Respostas a “Qual a diferença entre escravidão na Antiguidade e na Era Moderna?”
     Add karma Subtract karma  --8
  1. flavio diz:

    na antiguidade classica especificamente na grecia e em roma que constituem a base do pensamento juridico,politico e filosofo do ocidente a igualdade sempre esteve no centro do pensamento.na grecia antiga de todo o ideal democratico existe podemos perceber que sob um ponto de vista moderno não havia real igualdade entre os homens

  2.  Add karma Subtract karma  +12
  3. PROFESSOR LEO diz:

    Na antiguidade clássica, os escravos constituiam-se na mão-de-obra pricipal que sustentava a economia. Os escravos eram propriedade do Estado e usados para cultivarem terras do próprio Estado ou em grandes obras na cidade (templos, diques, canais, etc). Não se tratavam somente de negros, o comum era encontrar-se escraos brancos, prisioneiros de guerras. Os gregos eromanos já conheciam os negros de suas campanhas de conquistas no Norte da África e usavam alguns como escravos, mas não era a regra. Sabe-se que em Roma haviam escravos domésticos, alguns até letrados e eram usados na educação das crianças do lar. 
     
    Na Idade Moderna, a doutrina católica fomentará a crença na superioridade intelectual e até espiritual do branco europeu frente ao negro, difundindo-se até que os negros não eram dotados de alma. A expansão marítima e comercial européia promoverá a conquista de vastos continentes que serão transformados em Colônias e explorados economicamente com o uso da mão-de -obra escrava africana, cujas matérias-primas e manufaturas serão destinadas ao mercado externo (principalmente europeu) para enriquecer as Metrópoles. Os escravos serão principalmente propriedade privada de particulares (no caso, comerciantes e senhores de engenho) 
     
    Em ambos os periodos historicos os escravos eram excluídos do direito à cidadania.

  4.  Add karma Subtract karma  +16
  5. fabio diz:

    Na Antiguidade Clássica (Roma e Grécia) os escravos eram adquiridos através das guerras ou de pessoas endividadas. Os escravos eram a base da sociedade nessas duas civilizações.
    Já a escravidão moderna está ligada a questão da “superioridade racial”. Principalmente os europeus se consideravam superiores em relação as outras raças e, por isso deveriam ser subjulgados. (negros e índios).

  6.  Add karma Subtract karma  +4
  7. Miguel TBA diz:

    Simples! A Antiguidade foi marcada pelo Modo de Produção escravista. e Na Era moderna era o Modo de produção Capitalista onde os escravos eram a base da economia no primeiro e no segundo os escravos eram usados apenas para a produção e movimentar a economia capitalista da época.

  8.  Add karma Subtract karma  +0
  9. lena diz:

    qro saber qual er a diferença entre a escravidão antigamente i a escravidão hojw
     

  10.  Add karma Subtract karma  +0
  11. isadora diz:

    Na antiguidade clássica, os escravos constituiam-se na mão-de-obra pricipal que sustentava a economia. Os escravos eram propriedade do Estado e usados para cultivarem terras do próprio Estado ou em grandes obras na cidade (templos, diques, canais, etc). Não se tratavam somente de negros, o comum era encontrar-se escraos brancos, prisioneiros de guerras. Os gregos eromanos já conheciam os negros de suas campanhas de conquistas no Norte da África e usavam alguns como escravos, mas não era a regra. Sabe-se que em Roma haviam escravos domésticos, alguns até letrados e eram usados na educação das crianças do lar.  Na Idade Moderna, a doutrina católica fomentará a crença na superioridade intelectual e até espiritual do branco europeu frente ao negro, difundindo-se até que os negros não eram dotados de alma. A expansão marítima e comercial européia promoverá a conquista de vastos continentes que serão transformados em Colônias e explorados economicamente com o uso da mão-de -obra escrava africana, cujas matérias-primas e manufaturas serão destinadas ao mercado externo (principalmente europeu) para enriquecer as Metrópoles. Os escravos serão principalmente propriedade privada de particulares (no caso, comerciantes e senhores de engenho) 

Responder a questão


CAPTCHA image


Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Qual a diferença entre escravidão na Antiguidade e na Era Moderna?

por Norton () Normal Wednesday, May 25th, 2011

Exercício:

Em que pontos -politico, economico e social- a escravidão antiga se distingue da escravidão na Idade Moderna (séc. XVI ao XIX)?

Informações Adicionais:



Responder a questão

CAPTCHA image