Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Queda Livre e lançamento vertical

por lucas de oliveira lozano (Professor Eidi ) Difícil Saturday, May 4th, 2013

Exercício:

Considere um local onde o efeito do ar é desprezivel e g =10m/s^2.No instante t=0,uma pedra A é lançada para cima com velocidade de 30m/s,a partir do solo terrestre,e uma outra pedra B,é abandonada do repouso de um altura H =120m.As trajetorias de A e B são paralelas .Determine o instante em que as pedras estarão lado a lado (mesma altura relativa ao solo)

Informações Adicionais:



Responder a questão

CAPTCHA image


Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Queda livre e lançamento vertical

por Marcelo (uerj, ufrrj) Difícil Saturday, June 5th, 2010

Exercício:

1) (Ufrrj 2004) Numa determinada estação orbital, deseja-se determinar a aceleração gravitacional local. Com esta finalidade, deixa-se cair um corpo ao longo de uma trena, e são anotadas as posições e os respectivos instantes de tempo. No momento em que o cronômetro mostrava t0=0s, o corpo encontrava-se na posição x0=0cm; no momento t1=1s, o corpo encontrava-se na posição x1=8cm; e no momento t2=4s, na posição x2=200cm.

Considere que o corpo cai com aceleração constante.

 

Nessas condições, determine o valor da aceleração.

2) (Uerj 2004) Um motorista, parado no sinal, observa um menino arremessando várias bolas de tênis para o ar. Suponha que a altura alcançada por uma dessas bolas, a partir do ponto em que é lançada, seja de 50 cm.

A velocidade, em m/s, com que o menino arremessa essa bola pode ser estimada em:

a) 1,4    b) 3,2    c) 5,0    d) 9,8

 

3) (Ufrrj 2005)                    Corrida dos milhões

 

Prêmio inédito garante uma fortuna a quem desenhar foguetes para turismo espacial e já há candidatos favoritos.

            “O GLOBO-Globinho”. Domingo, 5 de maio de 2002.

 

No ano de 2001, o engenheiro militar Pablo De Leon desenhou e construiu o foguete denominado Gauchito, que atingiu a altura máxima de 33 km.

Supondo que o foguete tenha sido lançado verticalmente em uma região na qual a aceleração da gravidade seja constante e de 10m/s2, quanto tempo, aproximadamente, ele gastou até atingir essa altura?

Despreze as forças de atrito.

 

a) 75s.  b) 71s.  c) 85s.  d) 81s.  e) 91s.

 

 4) (Ufrs 2004) Um projétil de brinquedo é arremessado verticalmente para cima, da beira da sacada de um prédio, com uma velocidade inicial de 10 m/s. O projétil sobe livremente e, ao cair, atinge a calçada do prédio com uma velocidade de módulo igual a 30 m/s. Indique quanto tempo o projétil permaneceu no ar, supondo o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e desprezando os efeitos de atrito sobre o movimento do projétil.

a) 1 s

b) 2 s

c) 3 s

d) 4 s

e) 5 s

 

 


 

Informações Adicionais:

dá pra resolver sem fórmula?




Respostas:

Uma Resposta a “Queda livre e lançamento vertical”
     Add karma Subtract karma  +4
  1. carlos supernerd diz:

    claro que da sim pois so os supernerd sabe de cabeça.E de cabeça para vc a resposta da questão e 2s.

Responder a questão


CAPTCHA image


Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Queda livre e lançamento vertical

por Marcelo (UERJ, UFRRJ) Normal Saturday, June 5th, 2010

Exercício:

Uerj 2004) Um motorista, parado no sinal, observa um menino arremessando várias bolas de tênis para o ar. Suponha que a altura alcançada por uma dessas bolas, a partir do ponto em que é lançada, seja de 50 cm. A velocidade, em m/s, com que o menino arremessa essa bola pode ser estimada em: a) 1,4 b) 3,2 c) 5,0 d) 9,8 (Ufrrj 2004) Numa determinada estação orbital, deseja-se determinar a aceleração gravitacional local. Com esta finalidade, deixa-se cair um corpo ao longo de uma trena, e são anotadas as posições e os respectivos instantes de tempo. No momento em que o cronômetro mostrava t0=0s, o corpo encontrava-se na posição x0=0cm; no momento t1=1s, o corpo encontrava-se na posição x1=8cm; e no momento t2=4s, na posição x2=200cm. Considere que o corpo cai com aceleração constante. Nessas condições, determine o valor da aceleração.

Informações Adicionais:

dá pra resolver sem formulas?



Responder a questão

CAPTCHA image