Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de Rotação da Terra

por Leila () Fácil Monday, August 25th, 2008

Exercício:

 “A inclinação do eixo de rotação da Terra é de 66°33’ em relação ao plano da translação, denominado eclíptica. Isso significa que o Equador terrestre está 23°27’ oblíquo em relação ao plano da órbita da Terra. A chamada obliqüidade da eclíptica é, pois, de 23°27’ ”.
Sobre o tema assinale a opção correta:
a) é a responsável pelas diferenças de duração da hora no paralelo central ao longo do ano, a partir do meridiano de Greenwich; por conseguinte, divide a Terra em dois hemisférios, daí haver distorções de ondas nas zonas térmicas da Terra.
b) é a responsável pelas diferenças de duração do dia e da noite no decorrer do ano, de acordo com a latitude; por conseguinte, contribui para a desigualdade de insolação e, conseqüentemente, de luz e calor nas diferentes zonas térmicas da Terra e, sem ela, não haveria estações do ano.
c) trata-se do dia com sua parte clara mais longa e da noite mais curta do ano nessa parte da Terra. É quando o sol está exatamente sobre o Trópico de Capricórnio. Como as estações são opostas nos dois hemisférios, nesse dia, no hemisfério norte, ele ocorre com o nome de inverno boreal.
d) é uma associação de palavras que quer dizer “noite iguais aos dias”. É quando o sol está exatamente sobre o Equador e, na maior parte dos lugares da Terra, o dia e a noite duram exatamente doze horas.
e) é a responsável pelas diferenças entre o movimento de rotação e translação no decorrer do ano, de acordo com a temperatura; por conseguinte, contribui para a desigualdade econômica e, conseqüentemente, socioeducacional nas diferentes regiões da Terra.

Informações Adicionais:




Respostas:

2 Respostas a “Rotação da Terra”
     Add karma Subtract karma  --1
  1. Miriam diz:
  2.  Add karma Subtract karma  +0
  3. eliane diz:

Responder a questão


CAPTCHA image