dcsimg

Logo


Atenção! Esta questão foi postada ha mais de 30 dias!

Exercício de história da América Latina

por Mariana () Normal Wednesday, February 25th, 2009

Exercício:

Em 12 de abril de 2002, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi deposto por um golpe civil e militar. Alguns dias depois, uma reviravolta política permitiu que Chávez fosse reempossado em suas funções. Apesar das negativas oficiais de que o governo norte-americano tivesse participação no levante, o jornal The New York Times estampou: “Representantes do governo Bush se encontraram várias vezes nos últimos meses com os líderes da coalizão que derrubou Hugo Chávez e concordaram com eles que Chávez deveria ser removido do poder”.
A respeito da história da América Latina e da participação norte-americana, é correto afirmar:
a) O envolvimento no episódio revela uma mudança da política norte-americana que, desde o século XIX, adotou uma posição de isolamento em relação aos países da América Latina.
b) O envolvimento no episódio revela uma mudança da política norte-americana que nunca apoiou ou estimulou golpes contra regimes democraticamente estabelecidos na América Latina.
c) O golpe contra Chávez marca uma alteração na América Latina que, desde o final das ditaduras militares, na década de 1980, não presenciava o afastamento de presidentes eleitos.
d) O golpe contra Chávez revela a instabilidade política da América Latina, e a ação do atual governo Bush retoma práticas já utilizadas, no passado, de desestabilização política ou apoio a ditaduras militares.
e) O envolvimento no episódio revela uma mudança da política norte-americana de isolamento do regime de Cuba, liderado por Fidel Castro e principal adversário de Chávez na região do Caribe.

Informações Adicionais:


Respostas:

7 Respostas a “história da América Latina”

Rose Clementino diz:
Maria diz:

Alternativa D.
Temos que lembrar que o Governo de Hugo Chaves e outros governos ditos “á esquerda” na Am. Latina são frutos de instabilidades economicas, o golpe contra Chaves deu-se em um periodo de crise economica a nivel Mundial. E as relações norte- amnericanas de intervir politicamente na America Latina não é atual, vem desde a doutrina Monroe…

Jaqueline Ramiro diz:

A reposta certa definitivamente é a D.
E as relações norte- amnericanas de intervir politicamente na America Latina não é atual, vem desde a doutrina Monroe…
Quanto a resposta ser. Essa não é verdadeira já a exeplo o Brasil na decada de 90, o presidente Fernando Color foi afastado(retirado) do poder. Não pelas mesmas razões do texto ACIMA, mas a america latina presenciou sim o afastamento de um preidente.

natyblair diz:
Eduarda diz:

Alternativa D. Se baseando simplesmente por eliminação, de cara já dá pra eliminar a “A” por que desde a doutrina Monroe que os Norte-Americanos se envolvem em questoes da América como um todo…a “E” tambem por que nao tem nada a ver,.. emfim.rs!
fico com a “D”

Nathalia diz:

Responder a questão


CAPTCHA image
*